Salut! :)
Relembrando: eu farei intercâmbio pelo Rotary International. Como eles sempre dizem, "[...] não somos uma agência de viagem, nosso intercâmbio é diferente". É tipo uma ONG. TIPO.
Você consegue encontrar rotarianos (pessoas do Rotary) e pontos de encontro do Rotary no mundo todo. Vamos imaginá-los no Brasil. Eles dividem o nosso país em "distritos", que podem envolver vários estados. Vejamos:
Fonte: http://www.rotarycruzeiro.com.br/site/?page_id=34
Isso não ocorre só aqui, mas no mundo todo. Eu sou do Distrito 4390 (ou D4390), que pega Alagoas, Sergipe e o norte da Bahia, e estarei indo pro D1670, que fica no nordeste da França e pega as regiões de Lille, Aisne, Ardennes e Champagne. Minha região ainda faz fronteira com a Bélgica! *w* Ou seja, no e-x-t-r-e-m-o norte, a região mais fria!
Fonte: http://www.rotary1510.org/articles/18-les-autres-districts.html
Eu acho que um dos maiores problemas dessa organização é que CADA DISTRITO FUNCIONA DE UM JEITO EM PARTICULAR. Por exemplo, alguma coisa que me incomode no meu distrito, talvez não incomode de alguma pessoa de algum distrito do centro-oeste, e vice versa. Isso não parece nada demais, até a proporção atingir países. Quem tá no processo me entende: enquanto eu, aqui, já tive o processo de seleção e já escolhi meu país e estou esperando meus documentos para comprar passagem, fazer o visto etc, o meu país de escolha ainda nem se quer fez isso, e isso atrapalha e muito minha situação aqui, já que dependo deles lá. Mas, vamos por partes...
Vocês já podem ter escutado sobre o PROCESSO DE SELEÇÃO. Como eles não são uma "agência de viagem", não tem como simplesmente chegar e falar: "Quero ir pro Sri Lanka, arranja ae pra mim!"
Como eu disse, tudo muda de distrito para distrito. Aqui no meu - 4390 - eu não precisei fazer prova, como ouvi que pessoas de outros distritos fizeram. Também ouvi dizer que tem distrito que liga perguntando se você quer fazer ou não... Tipo: "Olá tudo bem? Tem interesse em fazer intercâmbio?"
Eu acho isso injusto, e a diferença não para só aí. Dependendo de lugar/distrito, o número de vagas também muda. Pode ser até compreensível, já que existem estados maiores e menores no Brasil...
As primeiras duas coisas importantes sobre o processo de seleção:
1 - A preparação começa um ano antes. Por exemplo, se eu irei viajar em 2015, eu me inscreverei e prepararei 'tudo' em 2014. Então, procurem informar-se com antecedência.
2 - Você não pode fazer com qualquer idade. Geralmente a idade varia de 14 - 17 anos. E lembrando que tem países que não aceitam intercambistas com 18 anos ou mais. E mais uma vez: tudo depende de distrito para distrito.
COMO FAZER PARA SE INSCREVER?
A primeira coisa que eu fiz foi descobrir o meu distrito. Pronto, 4390.
A segunda foi entrar em contato com algum rotariano. No meu caso, foi o chairman do meu distrito, que consegui o contato com a diretora da meu colégio que já conhecia ele. Posteriormente descobri que tinha o contato dele no RotaryNorbrex, o site do meu distrito (que na verdade é um multidistrito, ou seja, são vários desse para uma melhor organização; no caso -> D4500, D4390 e D4720).
Não peguem qualquer formulário da internet que acharem. Por exemplo, o formulário de inscrição de São Paulo não é o mesmo que o meu. Então, não façam isso. Entrem primeiro em contato com alguém que possa ajudá-los!
Vocês irão ver que precisam "ser patrocinados" por um clube. Entrem nessa página e localizem um clube perto da sua casa. Na verdade, pode ser qualquer um, mas imagino que quanto mais perto da sua casa, mais fácil.
Vão ter os "dias de reunião". Vai ser naquele dia, naquela hora e naquele endereço que irão conseguir entrar em contato com alguém e pedir para serem patrocinados.
Eu recomendo que abram o formulário antes e já anotem de tudo o que precisam, mesmo que alguém já te diga o que fazer. Evita dor de cabeça.
GERALMENTE o período de inscrições começa em abril e vai até agosto.
Depois do período de inscrições, é hora do PROCESSO DE SELEÇÃO.
No processo de seleção do meu distrito eu tive os "pré-requisitos". Eu tive que pegar o boletim do ano antecedente e o boletim atual - até onde eu já tinha feito as provas - e uma avaliação escolar. Tive que pegar mais alguns documentos e tive uma entrevista comigo e com meus pais. Primeiro eu, depois meus pais. A entrevista foi em português e super-hiper tranquila. As perguntas foram totalmente aleatórias, feitas na hora por três entrevistadores. Eu acho que uma mulher era psicóloga, um jovem que já fez intercâmbio pelo Rotary e um rotariano. Eu acho, não tenho certeza. Ah, e não precisa saber inglês para se inscrever e participar do programa.
E para que serve isso? Ora bolas, para classificarem a gente. Quem ficar em primeiro lugar, vai ser o primeiro a escolher o país, quem ficar em segundo, vai ser o segundo a escolher, e assim por diante...
Lembrando que vocês não terão como ir para qualquer lugar do mundooo. Vocês vão depender dos países disponíveis do seu ano. É provável que se, por exemplo, seu distrito tiver 15 vagas, irão ter 15 opções OU MENOS de países para escolher, já que pode ter mais de uma vaga para o mesmo país.
O meu ano 2015/2016 está tendo 11 intercambistas. Porém (inicialmente), eram apenas 9 países, já que havia mais de uma vaga para dois países. Eis eles:
- Austrália (1 vaga)
- Canadá (1 vaga)
- EUA (2 vagas)
- México (2 vagas)
- França (1 vaga)
- Finlândia (1 vaga)
- Polônia (1 vaga)
- Dinamarca (1 vaga)
- Taiwan (1 vaga)
"Inicialmente", porque depois houveram mudanças. Pessoas mudaram as vagas. Não vou dizer para vocês que pode mudar vaga, não vá com isso na cabeça. Isso foi o chairman (tipo de "chefe" que cuida dos intercambistas), e no início eles dizem que não tem como mudar a vaga.
As vagas que apareceram depois foi Alemanha, Eslováquia e mais outra para França. Houve problemas com a Polônia, então a menina que ia para lá, mudou para a Dinamarca, e o menino que ia para Dinamarca, mudou para Alemanha.
Outra coisa que vocês precisam colocar em mente quando fizerem intercâmbio pelo Rotary, é que provavelmente o mês que vai viajar é agosto (assim como eu). Na maioria das vezes é agosto. O ano rotário começa em junho/julho (não tenho certeza), e países como EUA e vários da Europa, o ano letivo começa em setembro. Então se tem medo de perder seu ano letivo ou já tem planos e não quer perder de jeito nenhum, é outra coisa a ser considerada.
Sobre o custo: é caro sim. No início você vai pagar algumas taxas, mas a preparação é cara. Visto, traduções juramentadas, passaporte, passagens, malas, seguros, bottons... Tudo, tudo, é por nossa conta.
Tenha em mente também que não vai ficar com uma só família o ano todo, você vai ficar com pelo menos 2 famílias. Isso é uma exigência do Rotary, para que você tenha uma maior imersão na cultura do seu país.
Sua família também vai receber intercambistas, e é o mesmo processo. Se sua família optar por não receber ninguém, tem como pagar uma taxa para não recebê-los.
Depois que você for aceito, é provável que seu distrito organize as "Reuniões de Treinamento", que vão acontecer mais ou menos uns 7 meses antes até a data de você partir. As minhas estão acontecendo! A próxima reunião (agora em junho) será na casa do segundo colocado.
Essas reuniões servem para orientá-los, sobre tudo que precisam saber.
Uma coisa muito legal que os intercambistas do Rotary têm é o famoso "blazer". A cor depende do país. Quando você encontra com outros intercambistas é tradição trocar lembrançinhas, pins e bottons. Vocês já devem ter visto um blazer assim...
Fonte: http://sydneyamericanaussie.blogspot.com.br/2014_07_01_archive.html
E bem, por hoje é isso! =)
Lembrem-se que qualquer dúvida, só comentar, as perguntas de vocês são mais que super bem-vindas! :)
Au revoir!