Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Guarantee Form: Minha Host Family, Cidade, Colégio...!

S-a-l-u-t! :)


Guarantee Form ou GF é um dos documentos mais esperados dos intercambistas, porque é documento que vai trazer todas as informações do seu ano lá fora. Traz informações como suas primeiras famílias, a cidade que você vai morar, o colégio que vai estudar e a garantia de que vai viajar! Além de que só é possível tirar o visto com esse documento...

Eu já disse que vou para o Distrito 1670, na região de Lille, mas não disse minha cidade.
Bem, há poucos dias recebi um email da minha primeira host mother, a Marie. Eu irei morar em Verlinghem - na zona rural, que fica apenas a 8km de Lille.

Fonte: http://www.verlinghem.fr/fr/information/74527/presentation

Eu vou ter um cachorrinho chamado Vadim, e dois gatos, Hooded e Ferplay. *w*
Minha host mother por acaso vai ser a minha YEO também, que é um termo rotariano para designar aquele é responsável por checar que os intercambistas estejam seguindo as regras corretamente... Hahaha.
Minha primeira família lá é muito grande! Minha mãe francesa divorciou de um homem com quem teve três filhas. Duas já não moram mais com ela e a mais nova estará indo pra Nebrasca (EUA) antes mesmo deu pisar em terras francesas! =/
O namorado atual da minha mãe também tem três filhas! hahaha Se eu não me engano, elas vão para casa que eu vou morar a cada três semanas. <3 <3 <3

Eu irei estudar em Lille (capital *0*), em um colégio chamado Lycée International (ou Europeen) Montebello.
Fonte: http://www.justacote.com/lille-59000/etablissement-scolaire/lycee-europeen-montebello-771624.htm

Fonte: http://fr.wikipedia.org/wiki/Lyc%C3%A9e_europ%C3%A9en_Montebello

Lembrando que essa é apenas a minha primeira família. Depois de 3 ou 4 meses eu vou mudar de família. A escola não muda, vou estudar nessa o ano todo. A cidade pode mudar (e com certeza vai).

Eu também já sei da minha segunda família! Minha nova mãe se chama Caroline! Ela mora com o marido e dois filhos: uma menina de dezessete e um menino de treze. Eles ainda tem uma menina de vinte que mora em Paris! A de vinte foi para Argentina há 2 anos, e eles vão me receber sem mandar ninguém! A minha primeira cidade é Verlinghem, a segunda é Capinghem! Tem umas fotos estranhas na internet hahaha Eu suponho que não tenha nada de útil assim como Verlinghem, mas tem esse mapinha, que deu para me situar melhor:
Fonte: http://www.snipview.com/q/Capinghem

Circulado em vermelho, minha primeira cidade, Verlinghem
Circulado em roxo, minha segunda cidade, Capinghem
Circulado em verde, a grande capital de Lille, onde estudarei

tem essa foto também para vocês se situarem apenas no norte da França! Essa imagem não é a França toda.


O GF scanneado que minha mamãe francesa mandou! <3


Também tem uma declaração da minha escola. Esses documentos preciso levar para fazer o visto!


E bem, é isso! ^^


~Au revoir!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Meus Pins e Bottons!

S-a-l-u-t! :)

Como eu disse antes (e vocês já devem saber), os intercambistas do rotary tem um blazer (que muda a cor a depender do país que você vem... Aqui no Brasil graças a Jeová que e azul marinho hausuhas), e nesse blazer, toda vez que encontramos com algum intercambista novo, nós trocamos pins, bottons ou lembrançinhas!

Bom, o MEU blazer não tem nada agora, só isso aqui:

Essa rodinha rotária foi o primeiro pin que ganhei de um senhor! Muito gentil! Esse pingente do Brasil na verdade era um colar que comprei em uma loja chamada Léa Paim. Eu tirei a corrente e coloquei em um alfinete bem embaixo da roda rotária! :)
Essa bandeira da França no canto da foto é para mandar bordar, assim como o aplique do rotary. A bandeira do Brasil eu não tenho aplique, então vou mandar bordar direito. Quando eu fizer mostro para vocês! ;)

Bom, eu quis bastante diversidade, então vou começar mostrando os 3 bottons que pedi:
(a cor tá estranha por causa do flash)




Eu amei esses três bottons!!! *-* Principalmente esse último, porque além de ser bem cara do Brasil, remete à minha cidade, "Aracaju", que tem justamente esse nome por causa da abundância de araras e caju na cidade. E por favor, arara é uma ave símbolo daqui do Brasil. =) Fez todo o sentido [biológico]. Hahaha
O que me arrependo até hoje é que foram CARÍSSIMOS, e eu ainda pedi o tamanho errado (mais caro)... : / Onde comprei? No site da Elo7.

O resto que comprei foram lembrancinhas!!!!! Se era um chaveiro, eu tiro de alguns e coloco alfinete para que vire um pequeno "pin". Eu fui no mercado do centro da minha cidade e comprei, vejam só!
Ramalhetes que fiquei apaixonada! *-* hahha

Um berimbau... :)

Os cajuzinhos! Hahaha

Ararinhas de madeira! *-*

Um chapeuzinho! =3

A última coisa que comprei foi esse chaveiro do Brasil! Serve também para dar de lembrançinha para qualquer pessoa que não seja intercambista...
Comprei no site online da Chaveiros Mania.

Isso aí! :)  Espero que sirva de inspiração para vocês <3

~Au revoir! 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dicas p/ Acelerar o Estudo do Francês/outra Língua Estrangeira SOZINHO

S-a-l-u-t! :)

Eu estou indo para a França em menos de 3 meses e não sei falar francês. E agora?

Quando eu escolhi ir para a França eu não fazia a mínima ideia nem de como pronunciar "Merci". Eu enrolei, enrolei e enrolei e faltam menos de 3 meses para pousar na terra da baguette.

Para pessoas enroladas (ou não, apenas determinadas) e que não tem como pagar um curso extensivo (ou não) como eu, estarei dando dicas de algum dos artifícios que eu estou tendo para aprender francês, e que você pode usar para aprender outra língua!

1 - REPETIÇÃO
Essa dica está propositalmente como a primeira pelo tamanho da importância dela. Não sei se isso é exclusividade minha (APOSTO que não), mas "tudo que a gente não usa, a gente esquece". REPITA, e se puder, em voz alta. Quando a gente repete a gente fixa mais na cabeça, e ainda mais quando a gente ouve nossa própria voz. Se quiser, pode se fingir de professora(-a) também. ;)  E repetição não é só de falar não, exercícios à mão também! =)

2 - EXCLUSIVIDADE DE LÍNGUAS SONORAS
Assim como o português, a língua francesa também é muito sonora. Ou seja, a gente sempre tem aqueles encontros vocálicos ou consonantais que já têm um som fixo. Aproveite isso, e faça uma lista para decorar palavras assim. Por exemplo, no francês palavras com "ou" se pronunciam como o "u" do nosso português. Assim sua listinha ficaria mais ou menos assim:

Bonjour
Amour
Beaucoup
Toujour
Cou
Bisous
Couloir...


3 - FAÇA USO DE ARTIFÍCIOS VISUAIS CHAMATIVOS


Esse cartaz enorme está no meu quarto, em frente a minha cama. Toda vez que eu passo por aí eu fera.
vejo as mesmas coisas, e repito as mesmas coisas. Nesse cartaz, eu fiz o corpo humano e puxei setinhas. No outro dia eu já sabia quase tudo (só deixo por garantia ;D haha). obs: Eu não quis cobrir o desenho para deixá-lo mais escuro porque desenho mal e para me forçar a chegar mais perto e ver. Mas se quiser escurecer, vai em frente

4 - O MARAVILHOSO MUNDO DOS POST-IT E DOS OBJETOS CONCRETOS

Mur - parede
Tapis - tapete
Table - mesa
Sol - chão
Lit - cama
 ...
Eu juro que não olhei nada pra escrever isso.
Aproveite objetos concretos - tudo que a gente consegue ver e tocar - e use nossos amiguinhos post-it (ou qualquer papelzinho) para colar o nome do tal no próprio tal. Minha casa está cheia de post-it, e a rapidez com que aprendi é rápida. :V Claro, não podem deixar de repetir e se forçar a olhar quando passam, okay? Mas é menos uma coisa para se preocupar quando for estudar sua língua. 
A gente não pode grudar papeizinhos na fome e no sono, então se joga e abusa. Se sua mãe não deixar, tenta convencer!

5 - MÚSICAS, FILMES E LIVROS
O contato áudio-visual constante com a língua ajuda você a não se esquecer dos padrões. As músicas vão te ajudar na pronúncia e no vocabulário (invista muito em música principalmente se você ama ouvir pelo menos uma por dia), os filmes, além disso, em expressões e frases comum do dia-a-dia. Os livros, ahh, livro é livro. A única coisa que não tem como é ouvir, mas tirando isso, o livro é o #pica_dasssss_galáxxxxias.

Para uma leitura inicial, com vocabulário fácil mais o wombocombo da cultura francesa, eu indico La Belle Époque, Elyette Roussel (CLE International).

De música vocês podem escutar essa PLAYLIST que estou sempre atualizando com músicas francesas.

E filmes! Minha santa cavalinha vocês não sabem o tanto que eu amo filmes franceses! *-* Aqui vai algumas dicas... Ah, e a graça e o objetivo é assistir em francês legendado em português, e depois em francês!
                                                                                Fonte:http://www.cleinter.com/detail9782090319248.html

1 - Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
2 - Bienvenue Chez Les Ch'tis
3 - Qu'est-ce Qu'on a Fait Au Bon Dieux?
4 - Românticos Anônimos
5 - Rien a Déclarer
6 - Max
7 - Les Garçons et Guillaume à Table
8 - La Famille Belié
9 - Polisse
10 - Samba
11 - Le Prénom
12 - Jappeloup
13 - Intouchable
14 - Le Dîner de Cons
15 - Coco (com Gad Elmaleh)
16 - Coco Avant Chanel
17 - La Belle Personne
18 - O Oitavo Dia
19 - Canções de Amor
20 - Dans Paris
21 - Amour


6 - CANAIS NO YOUTUBE
Se não tem uma coisa que eu adoro são vídeo-aulas! Todo mundo sabe que é diferente quando você senta a bunda na cadeira pra estudar sozinho, e quando você senta a bunda na cadeira de uma sala de aula. É diferente, é melhor e mais fácil. Pelo menos para mim... '-'
E não são só as vídeo-aulas, vlogs também!
Bem, eu achei meio difícil achar canais no YT com aulas de francês, mas vou mostrar o que eu achei de bom! Já de vlog, têm bastante! (Ah, não tem problema não entender porcarites nenhuma, o objetivo é ouvir)

VLOGS:
1 - GOLDEN MOUSTACHE - Talvez seja o melhor, porque é o único que eu achei que tem legendas em francês e inglês. Abaixo o meu vídeo preferido deles! =) Você nem precisa saber nada para entender, é bem divertido e objetivo!

 

2 - NORMAN - Eu não entendo nada, mas desde que ele fale francês hahaha. As expressões dele são bem engraçadas! Dá pra perceber que ele tá fazendo gracinha, e esse vídeo com o gatinho dele é a coisa mais cute cute e sem noção. Nesse vídeo ele provavelmente está falando de como é "ter um gato" (avoir un chat) <3:



3 - WONDERFOOLS - O modelo dos vídeos desse canal me lembra o Porta dos Fundos daqui do Brasil:



Esses três já são uma boa base. Quando você se inscreve nesse canais ou começa assistir/dar joinha vídeos assim, o YT começa a te recomendar várias outras coisas. A partir daí podem descobrir coisas que vocês gostam.

VÍDEO-AULAS:
UniFrancês - no início eu achei bem estranho mas ele é bem legal pra entender! 
FrancêsZero - o problema desse é que é pago. Você só tem acesso as primeiras 7 aulas básicas se não me engano.
IMAGIERS - o legal desse é sentar e anotar (e eu gosto disso). Tem bastante coisa. Tem em inglês e a versão em português. Eu acho a do inglês mais completa.
IFESP - o problema desse é que também é pago, mas tem uns vídeos no YT com algumas dicas bem boas que dá pra aproveitar! 
YOULEARNFRENCH - gosto também porque tem bastante diálogos. É sentar e colocar fogo na caneta.

Além desses, dois canais que parecem ser legais e que eu não dei uma olhada ainda são o da Alexa Polidoro e a Frencheezee.
Durante muito tempo tentei procurar vídeos apenas em português, mas pessoal, não tem como não. O negócio é apelar para outras línguas (principalmente o inglês), porque tem muito material. O problema é quem não sabe inglês... Aí tem que se contentar com os poucos e incompletos em português... : /


7 - SITES DE LÍNGUA
Sites de língua são as "escolas online". Talvez o mais conhecido seja o Busuu. O que eu não gosto deles é que tem MUITA coisa limitada. Pra acessar qualquer coisinha já tem que ter a versão premium.

Eu uso mais o Livemocha, mas mudou como funciona. Ele precisa de uma pontuação que você ganha ao longo das lições para comprar as próprias lições. Como eu já tinha o Livemocha antes dele mudar, eu tenho quase 1 milhão dessas pontuações. '-'

Enquanto eu pesquisava, eu achei o Bonjour de France. É super completo e (aparentemente) totalmente grátis! É um blog para promover a língua francesa e também serve como promoção da francofonia (evento para promover a cultura francesa). Eu amei isso, é tão fofo <3. O único problema é que eu achei estranho algumas lições, e elas são em francês... '-' como eu vou entender morcegão?!


8 - JOGUINHOS/APLICATIVOS NA LÍNGUA A SER APRENDIDA
Grande parte do meu vocabulário do inglês (e aposto de muita gente por aí) veio dos joguinhos em inglês. Bem, não vai mudar com o francês ou qualquer outra língua. Nos joguinhos é só mudar o idioma, então vou indicar alguns aplicativos de celular.

*DuoLingo - o queridinho dos queridinhos
*Le Bon Mot - infelizmente é limitado, mas o mais legal dele é o gadget! Tem uma imagem, com a palavra e a pronúncia! :) Eu vejo uma por dia.
*Frânces (iTalk, não é da apple não!)
*L'n'P French - o meu preferido porque tem um monte de palavras (mesmo sendo visualmente feinho), mas ele dá muito problema e atualmente não consigo abrí-lo! =(
*Learn French
*Grammaire Française

E a partir desses, vão surgir ainda milhares de outras recomendações...

9 - CONHEÇA VOCÊ MESMO E ESTABELEÇA METAS/PEQUENOS OBJETIVOS
Não adianta querer aprender tudo de uma vez só quando você sabe que não é assim, que não consegue fazer isso. Então conheça você mesmo e a partir daí trace objetivos. Você pode, por exemplo, estabelecer para aprender uma palavra por dia, ou três, cinco, dez... Ou aprender a conjugação de um verbo por dia, e por aí vai...

Lembrando que eu ainda sou iniciante, então todas essas dicas são ótimas para mim! Acredito que quem tenha um francês mais avançado minhas dicas e sugestões não serão muito úteis. :P
Mas o que vale é a intenção! :P haha Espero ter ajudado (nem que um pouquinho!)

~Au revoir!

Desmitificando o Application

S-a-l-u-t! :)


Oi pessoal!
Eu costumava ver muitos diários de intercâmbio e eu sempre ouvia falar do tal do "Application". App. é um documento que nós intercambistas temos que preencher com várias, e várias informações sobre nós. Eu sempre ouvi falar que é algo chato, grande e cansativo, mas não é. Não tanto quanto parece ser.

A (pequeníssima) parte sobre a gente até que é bem legal de responder! A parte chata é só ter que pegar algumas coisas de médico... Mas tirando isso, o documento nem é tão grande, e as informações a serem completadas não precisam de uma lâmpada do mágico para serem respondidas.

Por isso vou estar mostrando o application que eu tive que responder. O do Rotary (pelo menos o do meu distrito 4390) foi todo em inglês (algo que pode incomodar bastante), e eu não tive muita orientação, então foi meio que uma dor de cabeça.

Ah, ignorem a bagunça...

A página inicial (que fomos instruídos a descartar):


...Então essa passou a ser a página inicial:
OBS.: a folha debaixo foi a primeira, e a de cima a segunda.


A seção B diz a respeito das cartas que eu e meus pais teríamos que fazer (em inglês também). Uma carta minha, e a outra dos meus pais. A outra folha com 4 quadrados era para colar fotos. Uma de algo que eu goste de fazer, outra um hobbie (sim, mesma coisa '-'), outra da família e uma última da casa:


Ao longo do Application também vieram páginas instrucionais como essas (em inglês haha) que eram para ser descartadas:


Não faço a mínima ideia do por que a foto ficou assim :/ , mas essa é a parte mais chata, do histórico médico e dentário. Detalhe, precisa de assinatura e carimbo:


A seção E é uma parte chatíssima de pegar informações do meu clube, do meu chairman, do vice... Essas coisas. A seção H era para a escola preencher:


Esse é o Guarantee Form (GF) que eu enviei em branco, para a minha família preencher lá e me enviar de volta! Minha mãe já enviou por correio meu GF, mas ela também já scanneou! Isso é assunto pro próximo post...:      ;)



Além dessas coisas, todas as assinaturas tinham de ser todas em caneta azul. Tive que cuidar de outras coisas também, como cópia do passaporte, da identidade, de uma carteirinha da Anvisa, de traduções juramentadas válidas (do boletim e da carteirinha de vacinação, aliás, foi CARÍSSIMO :0 -_-) e outras coisas... Isso sim foi dor de cabeça. E sim, foi tudo com o Application.

Me desculpem pela péssima qualidade das fotos! No celular as fotos saíram ótimas, mas aí quando passei para o computador ficaram assim...
Lembrem-se, qualquer dúvida só perguntar! ^^

~Au revoir!