Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dicas p/ Acelerar o Estudo do Francês/outra Língua Estrangeira SOZINHO

S-a-l-u-t! :)

Eu estou indo para a França em menos de 3 meses e não sei falar francês. E agora?

Quando eu escolhi ir para a França eu não fazia a mínima ideia nem de como pronunciar "Merci". Eu enrolei, enrolei e enrolei e faltam menos de 3 meses para pousar na terra da baguette.

Para pessoas enroladas (ou não, apenas determinadas) e que não tem como pagar um curso extensivo (ou não) como eu, estarei dando dicas de algum dos artifícios que eu estou tendo para aprender francês, e que você pode usar para aprender outra língua!

1 - REPETIÇÃO
Essa dica está propositalmente como a primeira pelo tamanho da importância dela. Não sei se isso é exclusividade minha (APOSTO que não), mas "tudo que a gente não usa, a gente esquece". REPITA, e se puder, em voz alta. Quando a gente repete a gente fixa mais na cabeça, e ainda mais quando a gente ouve nossa própria voz. Se quiser, pode se fingir de professora(-a) também. ;)  E repetição não é só de falar não, exercícios à mão também! =)

2 - EXCLUSIVIDADE DE LÍNGUAS SONORAS
Assim como o português, a língua francesa também é muito sonora. Ou seja, a gente sempre tem aqueles encontros vocálicos ou consonantais que já têm um som fixo. Aproveite isso, e faça uma lista para decorar palavras assim. Por exemplo, no francês palavras com "ou" se pronunciam como o "u" do nosso português. Assim sua listinha ficaria mais ou menos assim:

Bonjour
Amour
Beaucoup
Toujour
Cou
Bisous
Couloir...


3 - FAÇA USO DE ARTIFÍCIOS VISUAIS CHAMATIVOS


Esse cartaz enorme está no meu quarto, em frente a minha cama. Toda vez que eu passo por aí eu fera.
vejo as mesmas coisas, e repito as mesmas coisas. Nesse cartaz, eu fiz o corpo humano e puxei setinhas. No outro dia eu já sabia quase tudo (só deixo por garantia ;D haha). obs: Eu não quis cobrir o desenho para deixá-lo mais escuro porque desenho mal e para me forçar a chegar mais perto e ver. Mas se quiser escurecer, vai em frente

4 - O MARAVILHOSO MUNDO DOS POST-IT E DOS OBJETOS CONCRETOS

Mur - parede
Tapis - tapete
Table - mesa
Sol - chão
Lit - cama
 ...
Eu juro que não olhei nada pra escrever isso.
Aproveite objetos concretos - tudo que a gente consegue ver e tocar - e use nossos amiguinhos post-it (ou qualquer papelzinho) para colar o nome do tal no próprio tal. Minha casa está cheia de post-it, e a rapidez com que aprendi é rápida. :V Claro, não podem deixar de repetir e se forçar a olhar quando passam, okay? Mas é menos uma coisa para se preocupar quando for estudar sua língua. 
A gente não pode grudar papeizinhos na fome e no sono, então se joga e abusa. Se sua mãe não deixar, tenta convencer!

5 - MÚSICAS, FILMES E LIVROS
O contato áudio-visual constante com a língua ajuda você a não se esquecer dos padrões. As músicas vão te ajudar na pronúncia e no vocabulário (invista muito em música principalmente se você ama ouvir pelo menos uma por dia), os filmes, além disso, em expressões e frases comum do dia-a-dia. Os livros, ahh, livro é livro. A única coisa que não tem como é ouvir, mas tirando isso, o livro é o #pica_dasssss_galáxxxxias.

Para uma leitura inicial, com vocabulário fácil mais o wombocombo da cultura francesa, eu indico La Belle Époque, Elyette Roussel (CLE International).

De música vocês podem escutar essa PLAYLIST que estou sempre atualizando com músicas francesas.

E filmes! Minha santa cavalinha vocês não sabem o tanto que eu amo filmes franceses! *-* Aqui vai algumas dicas... Ah, e a graça e o objetivo é assistir em francês legendado em português, e depois em francês!
                                                                                Fonte:http://www.cleinter.com/detail9782090319248.html

1 - Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
2 - Bienvenue Chez Les Ch'tis
3 - Qu'est-ce Qu'on a Fait Au Bon Dieux?
4 - Românticos Anônimos
5 - Rien a Déclarer
6 - Max
7 - Les Garçons et Guillaume à Table
8 - La Famille Belié
9 - Polisse
10 - Samba
11 - Le Prénom
12 - Jappeloup
13 - Intouchable
14 - Le Dîner de Cons
15 - Coco (com Gad Elmaleh)
16 - Coco Avant Chanel
17 - La Belle Personne
18 - O Oitavo Dia
19 - Canções de Amor
20 - Dans Paris
21 - Amour


6 - CANAIS NO YOUTUBE
Se não tem uma coisa que eu adoro são vídeo-aulas! Todo mundo sabe que é diferente quando você senta a bunda na cadeira pra estudar sozinho, e quando você senta a bunda na cadeira de uma sala de aula. É diferente, é melhor e mais fácil. Pelo menos para mim... '-'
E não são só as vídeo-aulas, vlogs também!
Bem, eu achei meio difícil achar canais no YT com aulas de francês, mas vou mostrar o que eu achei de bom! Já de vlog, têm bastante! (Ah, não tem problema não entender porcarites nenhuma, o objetivo é ouvir)

VLOGS:
1 - GOLDEN MOUSTACHE - Talvez seja o melhor, porque é o único que eu achei que tem legendas em francês e inglês. Abaixo o meu vídeo preferido deles! =) Você nem precisa saber nada para entender, é bem divertido e objetivo!

 

2 - NORMAN - Eu não entendo nada, mas desde que ele fale francês hahaha. As expressões dele são bem engraçadas! Dá pra perceber que ele tá fazendo gracinha, e esse vídeo com o gatinho dele é a coisa mais cute cute e sem noção. Nesse vídeo ele provavelmente está falando de como é "ter um gato" (avoir un chat) <3:



3 - WONDERFOOLS - O modelo dos vídeos desse canal me lembra o Porta dos Fundos daqui do Brasil:



Esses três já são uma boa base. Quando você se inscreve nesse canais ou começa assistir/dar joinha vídeos assim, o YT começa a te recomendar várias outras coisas. A partir daí podem descobrir coisas que vocês gostam.

VÍDEO-AULAS:
UniFrancês - no início eu achei bem estranho mas ele é bem legal pra entender! 
FrancêsZero - o problema desse é que é pago. Você só tem acesso as primeiras 7 aulas básicas se não me engano.
IMAGIERS - o legal desse é sentar e anotar (e eu gosto disso). Tem bastante coisa. Tem em inglês e a versão em português. Eu acho a do inglês mais completa.
IFESP - o problema desse é que também é pago, mas tem uns vídeos no YT com algumas dicas bem boas que dá pra aproveitar! 
YOULEARNFRENCH - gosto também porque tem bastante diálogos. É sentar e colocar fogo na caneta.

Além desses, dois canais que parecem ser legais e que eu não dei uma olhada ainda são o da Alexa Polidoro e a Frencheezee.
Durante muito tempo tentei procurar vídeos apenas em português, mas pessoal, não tem como não. O negócio é apelar para outras línguas (principalmente o inglês), porque tem muito material. O problema é quem não sabe inglês... Aí tem que se contentar com os poucos e incompletos em português... : /


7 - SITES DE LÍNGUA
Sites de língua são as "escolas online". Talvez o mais conhecido seja o Busuu. O que eu não gosto deles é que tem MUITA coisa limitada. Pra acessar qualquer coisinha já tem que ter a versão premium.

Eu uso mais o Livemocha, mas mudou como funciona. Ele precisa de uma pontuação que você ganha ao longo das lições para comprar as próprias lições. Como eu já tinha o Livemocha antes dele mudar, eu tenho quase 1 milhão dessas pontuações. '-'

Enquanto eu pesquisava, eu achei o Bonjour de France. É super completo e (aparentemente) totalmente grátis! É um blog para promover a língua francesa e também serve como promoção da francofonia (evento para promover a cultura francesa). Eu amei isso, é tão fofo <3. O único problema é que eu achei estranho algumas lições, e elas são em francês... '-' como eu vou entender morcegão?!


8 - JOGUINHOS/APLICATIVOS NA LÍNGUA A SER APRENDIDA
Grande parte do meu vocabulário do inglês (e aposto de muita gente por aí) veio dos joguinhos em inglês. Bem, não vai mudar com o francês ou qualquer outra língua. Nos joguinhos é só mudar o idioma, então vou indicar alguns aplicativos de celular.

*DuoLingo - o queridinho dos queridinhos
*Le Bon Mot - infelizmente é limitado, mas o mais legal dele é o gadget! Tem uma imagem, com a palavra e a pronúncia! :) Eu vejo uma por dia.
*Frânces (iTalk, não é da apple não!)
*L'n'P French - o meu preferido porque tem um monte de palavras (mesmo sendo visualmente feinho), mas ele dá muito problema e atualmente não consigo abrí-lo! =(
*Learn French
*Grammaire Française

E a partir desses, vão surgir ainda milhares de outras recomendações...

9 - CONHEÇA VOCÊ MESMO E ESTABELEÇA METAS/PEQUENOS OBJETIVOS
Não adianta querer aprender tudo de uma vez só quando você sabe que não é assim, que não consegue fazer isso. Então conheça você mesmo e a partir daí trace objetivos. Você pode, por exemplo, estabelecer para aprender uma palavra por dia, ou três, cinco, dez... Ou aprender a conjugação de um verbo por dia, e por aí vai...

Lembrando que eu ainda sou iniciante, então todas essas dicas são ótimas para mim! Acredito que quem tenha um francês mais avançado minhas dicas e sugestões não serão muito úteis. :P
Mas o que vale é a intenção! :P haha Espero ter ajudado (nem que um pouquinho!)

~Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário